domingo, 6 de setembro de 2009

As Bençãos que Paulo Experimentou. (Fp 1:12-26)


Paulo tinha plena convicção de que tudo que acontecera com ele estava sob a vontade permissiva de DEUS. Apesar do sofrimento, apesar de estar acorrentado, e mesmo com dificuldade para beber um copo de água, Paulo sabia que tudo isso contribuía para o progresso do Evangelho (v. 12).
Relação das bençãos que Paulo experimentou:
1. Na guarda pretoriana (v. 13)
Provavelmente dois guardas ficaram acorrentados a Paulo cada vez. Paulo não perdeu a oportunidade de falar do Evangelho
- especialmente para "toda a guarda pretoriana".
2. Na igreja (v. 14)
Por causa da coragem de Paulo e do exemplo que demonstrou, os irmãos da igreja foram estimulados a pregar a Palavra, também. Se Paulo não tivesse sido preso, isso não teria acontecido...e uma boa parte do Novo Testamento não teria sido escrita. Para Paulo tudo contribuiu para o bem do Evangelho. Por isso ele estava alegre.
3. Na sua própria vida (vs. 19-26)
Paulo tinha a certeza de que tudo que aconteceu era para o seu próprio bem. Se tivesse a oportunidade de escolher, provavelmente preferia morrer (vs. 21-23), mas por causa dos cristãos, achou que devia continuar ativo no corpo por mais algum tempo. "Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Nesta vida, ele vivia só para Cristo, e quando morresse, então possuiria tudo de Cristo. Em outras palavras, Paulo descobriu que, através dos sofrimentos, ele teve uma nova experiência com o Senhor. Qualidades que estavam faltando na sua vida, DEUS lhe deu através das dificuldades.
Isso pode acontecer conosco. DEUS nos coloca num lugar difícil, onde sentimos a solidão, onde dúvidas nos atacam, onde ciúme começa a tomar conta da nossa mente - DEUS vai usar tudo isso para o nosso benefício, para nosso amadurecimento espiritual.
Nesta passagem Paulo tem nos dado uma palavra de testemunho em três tempos:
1. No passado - seus sofrimentos (vs. 12-14) - que foram usados "para o progresso do evangelho". É bom notar isso. Tudo que tem acontecido conosco (ou está acontecendo) está sob a soberana vontade de DEUS. Tudo está sob o controle do DEUS que sustenta o universo. Como Jó podemos dizer: "Ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro" (Jó 23:10).
2. No presente - suas circunstâncias (vs. 15-18) - Paulo está entre amigos de um lado, e colegas que têm tanta inveja. O que é importante para Paulo é que DEUS muda os eventos "paras o progresso do Evangelho" - e isso lhe basta. Cristo está sendo proclamado - aleluia!
3. No futuro - seu dilema (vs. 19-26) - Paulo não sabe o que o futuro tem para ele nem o que deve desejar - morrer ou viver. Mas uma coisa está certa, seu futuro está nas mãos do Senhor. O que importa é que Cristo seja glorificado na sua vida.
(Fp 1:9-11)= "Esta é a minha oração: que o amor de voçês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus, para glória e louvor de DEUS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrou gostou! Hum então comente!