quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A viagem do Apost Paulo


Na contracapa da minha Bíblia tem um mapa com as viagens missionárias de Paulo. Cada viagem é destacada por uma linha colorida em formato de flecha indicando o trajeto percorrido pelo apóstolo.

Nas primeiras três viagens as flechas indicam o lugar de partida e fazem o contorno a um ponto de chegada. Na quarta viagem, porém, as flechas indicam para uma única direção: Roma.

Paulo estava na condição de prisioneiro, conduzido por soldados romanos para ser julgado no Tribunal de Cesar. Era uma viagem sem previsão de retorno.



Podemos ser tentados a imaginar que esta teria sido a pior viagem de Paulo e o momento mais angustiante de sua vida, não fosse sua clara visão de que o SENHOR o estava conduzindo e usando-o nesta viagem da mesma maneira que nas três anteriores.



Ele escreveu aos Filipenses: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus” (Fp 1. 12-14).



Esta palavra é maravilhosa! Em vez de murmurar e lamentar a situação, Paulo incentiva a Igreja a permanecer firme e perseverante na fé. Ele está convicto que a sua prisão está determinada por Deus com o propósito de levar a mensagem do Evangelho de Cristo à nação mais poderosa da Terra. O que o seu exemplo nos ensina?



Nossa viagem pela vida é marcada por prisões, confinamentos e limitações. Seguimos a vida normalmente; fazemos o que é certo, mas chega um momento que somos surpreendidos por circunstâncias que nos forçam a seguir em outra direção sem que tenhamos o direito de escolha. Quando nos damos conta, estamos literalmente presos, confinados, limitados.



Mas esta é a grande questão! Deus usa nossas “prisões”, confinamentos, dificuldades e doenças para fortalecer nossa fé e tornar-nos verdadeiros exemplos de amor e fidelidade ao SENHOR.

Ainda que nossa viagem pela vida seja marcada por esse elenco de tribulações, temos a certeza que o SENHOR Jesus estará conosco e usará a nossa experiência para fortalecer e encorajar outros a confiar nEle e testemunhar do Evangelho.



Para nós, o que parece ser um desvio, pode ser uma nova estrada para o centro da vontade de Deus – o lugar onde estão as bênçãos do Senhor

Um comentário:

  1. Graça e paz, irmãos!
    vim, oferecer o premio tocou-me, o selo sou sua seguidora (lado esq. do blog) e tb o selo comemorativo de 20 mil visitas do toque.
    Tenham uma tarde mais que abençoada e feliz
    san

    ResponderExcluir

Entrou gostou! Hum então comente!