quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O plano de investimento de Deus


Embora Ana tivesse deixado o tabernáculo cantando, ela também deixou para trás o pequeno Samuel. Ela não mais tinha o estigma da esterilidade, mas ainda ia para uma casa vazia. Com o filho dedicado a Deus e trabalhando para Ele, quem cuidaria dela na velhice? Com uma fé e confiança simples, ela havia dado a Deus sua posse mais preciosa. Neste sentido, Ana nos lembra Abraão, outro herói que estava preparado para oferecer o filho a Deus. Como já notamos, o cumprimento da promessa de Deus a Abraão e Sara envolveu também um longo período de esterilidade. Porém, Deus “provou” a fé do patriarca Abraão quando o garoto já era mais velho. Quanto a Ana, ela decidiu dar o filho, se o tivesse, para o serviço a Deus, mesmo antes de a criança nascer. Depois que o menino foi desmamado, ele foi levado a Siló. Você pode imaginar os sentimentos dessa mãe quando lhe acenou adeus, especialmente tendo em conta o fato de que as coisas não estavam indo bem na casa de Eli, que assumiria a função de instruir o jovem Samuel?



8. Como Deus honrou a expressão de fé e amor de Ana? 1Sm 2:21




Ana poderia ter se recusado a dar seu menino ao Senhor e egoisticamente se agarrado a ele como sua única segurança. Porém, dando-o a Deus, ela não só recebeu mais cinco filhos, mas a dedicação de Samuel ao Senhor teve também uma influência profunda no próprio Samuel. A seu tempo, ele se tornou o porta-voz especial de Deus e um dos maiores mestres e líderes de Israel.



9. Que perigos enfrentamos quando acumulamos riquezas? Mt 6:19, 20; Lc 12:16-21



Deus toma tudo o que Lhe damos, multiplica-o e lhe dá dimensões completamente novas com as quais nunca teríamos sonhado. Ana aprendeu que os maiores tesouros só estão realmente seguros quando dados a Deus. O que acumulamos para nós mesmos aqui pode, em um momento, desaparecer.



Ana sabia que estava sob o olhar de Deus. Esse senso de valor próprio lhe deu liberdade para doar.



Devemos nos lembrar de que tudo o que temos, tudo o que somos e tudo o que possuímos, só existe por causa da graça e bondade de Deus para nós. Como este pensamento deve nos ajudar a estar mais dispostos a devolver ao Senhor em lugar de acumular para nós mesmos? O que nos diz a excessiva acumulação de riquezas sobre nós mesmos, nosso caráter, e nossa falta de confiança em Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrou gostou! Hum então comente!