segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RAABE



"Assim, deu josué vida a prostituta Raabe, e a família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar Jericó" .Js 6:25


Essa passagem bíblica, sempre me leva a uma outra do livro de Atos 16:30,31: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa".


Os israelitas procuravam um lugar estratégico de onde pudessem estudar a cidade de Jericó para, posteriormente conquistá-la. Chegaram a Sitim, um lugar de Moabe bem em frente a Jericó, especificamente à casa de Raabe. Lá havia um fluxo constante de pessoas, o lugar era público e bem localizado.

O que, no entanto, parecia acaso nada mais era do que providência Divina. A gentia Raabe era a única na cidade que cria no Deus de Israel, ela falou aos espias israelitas: "bem sei que o Senhor vos deu essa terra e que o vosso Deus é Deus em cima e em baixo da terra"Js 2:9,11. Ela buscara o Deus de que tanto ouvira falar.

Muito se discute o fato de Raabe haver mentido sobre os espias: Falou que eles não estavam em sua casa quando estavam. Porém, creio que Deus olhou para o motivo da ação de Raabe; a fé "Pela fé Raabe, a meretiz,não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias"(Hb 11.31).



Ela tinha a certeza das coisas que não se via, o que caracteriza a fé. A tomada de Jericó era apenas um plano audacioso de Israel , para Raabe era fato. "Jurai-me, vos peço, que salvem toda a minha casa"(Js2:13,14). A promessa seria cumprida com uma condição: A casa de Raabe deveria ser marcada, na porta, com um cordão escarlate. Toda a família deveria está abrigada, se alguém estivesse fora, certamente morreria.



Essa bela narrativa, de final feliz para os crédulos(Raabe e família) e triste para os incrédulos(demais habitantes de Jericó), tem uma mensagem muito atual; Não importa em que lugares físicos ou espirituais estejamos, Deus sempre alcança os que o buscam: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" Jr 29:13.



Raabe, cujo nome significa "insolência", simboliza o pecador arrependido salvo pela crença no sacrifício expiatório de Jesus. Sacrifício este, representado pelo fio escarlate pendurado à porta de sua casa.



O que faz lembrar à noite em que os Israelitas foram libertos do Egito por terem marcado suas casas com sangue de cordeiro. Aonde não havia sangue de cordeiro houve morte.


Que a história de Raabe inspire muitas pessoas a buscarem abrigo na cruz de Cristo e assim serem livres da morte eterna, quem sabe, com toda a família.

Um comentário:

  1. Amém. Deus falou comigo o dia todo. De várias maneiras, inclusive aqui, agora.

    A misericórdia de Deus na vida de Raabe e sua família foi pra mostrar a nós, que mesmo em pecado, se crermos, se pedirmos, Ele nos ouve, nos salva e nos usa pra que se cumpra em nós o Seu querer, o Seu propósito.

    Que Deus continue a te usar em nome de Jesus.

    ResponderExcluir

Entrou gostou! Hum então comente!