quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Derramando o coração


A natureza humana só pode aguentar até determinado ponto. A certa altura, precisa tomar providências. Para alguns, essa ação pode ser irracional e até perigosa.



5. Como Ana lidou com a dor? Leia 1 Samuel 1:9-16 e descreva os passos que Ana deu para lidar com a dor.



Essa oração não foi uma petição formal ou um tipo de oração geral “por favor, ajuda-me”. O autor bíblico descreve a oração de Ana como “derramando a alma perante o Senhor” (1Sm 1:15). “O verbo derramar normalmente é associado ao despejo de líquidos, particularmente sangue e água com relação aos sacrifícios (cf. Lv 4:7, 12, 18, 25, etc.). Frequentemente, é usado para se referir às ações de Deus. O Senhor pode derramar juízos ou bênçãos (Sl 69:24; 79:6; Is 42:25; etc.). Tem conotações de abundância e plenitude. Em algumas passagens do Antigo Testamento, o verbo é usado com relação à oração (Sl 42:4, 5; 62:8, 9; Lm 2:19). Essa oração derramada é talvez o tipo mais íntimo de oração. Envolve ser absolutamente honesto para com Deus, expressando nossa dor e nossos temores mais profundos. Ana estava tão absorvida em sua oração que ficou inconsciente das pessoas ao seu redor e do que poderiam pensar dela. Estava, de fato, se apegando a Deus como Jacó se apegou a seu assaltante noturno (Gn 32:26, 27).



6. Descreva os resultados imediatos da oração de Ana. 1Sm 1:17, 18



Embora nem sempre Deus responda imediatamente às nossas orações, quando derramamos o coração diante dEle, podemos estar seguros de que Ele nos ouve e responde (Sl 37:4) a Seu próprio tempo e à Sua maneira. Isso pode nos dar esperança e confiança enquanto esperamos para ver a guia de Deus em nosso futuro.


Em 1 Samuel 1:11, Ana fez uma grande promessa. Se Deus ouvisse e respondesse à sua oração e lhe desse um filho, ela o devolveria a Deus. No Antigo Testamento, encontramos muitas pessoas fazendo votos ao Senhor. De fato, os votos são frequentemente vistos no contexto da adoração e parecem pertencer à mesma categoria da oração e adoração.


O voto de Ana foi enorme. O tão aguardado filho deveria ser dado. O que aconteceria à sua posição como esposa de Elcana? Qual seria sua posição no contexto maior da família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrou gostou! Hum então comente!